segunda-feira, 19 de maio de 2014

O que é Processamento Auditivo?

  Processamento Auditivo (PA) é o conjunto de processos e mecanismos que ocorrem dentro do sistema auditivo em resposta a um estímulo acústico e que são responsáveis pelos seguintes fenômenos: localização e lateralização do som, discriminação e reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, incluindo resolução, mascaramento, integração e ordenação, performance auditiva com sinais acústicos competitivos e com degradação do sinal acústico (ASHA, 1995).

Características dos indivíduos com Transtorno do PA:
  • dificuldade em compreender a fala na presença de ruídos e/ou em grupos;
  • tempo de atenção curto;
  • ansiedade e estresse quando escuta;
  • facilmente distraído;
  • dificuldade em seguir direção;
  • dificuldade para lembrar informações auditivas;
  • pior habilidade de fala, linguagem escrita e/ou leitura;
  • comportamento impulsivo;
  • dificuldade de organização e seqüencialização de estímulos verbais e não-verbais;
  • utilização de pistas visuais para compreender a mensagem falada;
  • tempo de latência aumentado para emissão de respostas;
  • respostas inconsistentes aos estímulos auditivos recebidos.
   Um transtorno no processamento auditivo só pode ser detectado por meio de testes específicos que avaliem a função auditiva central.
 
   A queixa mais característica do transtorno do processamento auditivo, entretanto, é a dificuldade para ouvir em ambientes acústicos desfavoráveis (ruidosos, com vários interlocutores ou com distorção da mensagem falada), na presença de avaliação audiológica básica dentro da normalidade.


(Re)habilitação
   A (re)habilitação do indivíduo com transtorno do PA deve ser planejada, baseando-se nas necessidades individuais de cada paciente dependendo da natureza, das manifestações funcionais e do grau do problema. Envolve a modificação ambiental, para garantir o acesso à informação auditiva, a intervenção direta, que se trata do uso de técnicas que trabalhem as habilidades auditivas deficientes, e o uso de estratégias compensatórias, como uso de pistas visuais, contextuais e linguísticas.

Fonte: SCHOCHAT,E. Processamento Auditivo Central:Revisão da Literatura. Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, 5(1): 24-31, 1998
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