segunda-feira, 5 de maio de 2014

Meu filho é sapeca ou hiperativo??

   Agitação não é sinônimo de hiperatividade ou de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
 
   A criança hiperativa normalmente não consegue se concentrar em uma única atividade, vive derrubando e perdendo as coisas, fala compulsivamente e é extremamente desatenta.
 
   Muitas crianças agitadas são rotuladas erroneamente de hiperativas. A grande diferença é que quem sofre dessa doença apresentam esse distúrbio independente da hora, do dia e do lugar onde estejam.
 
   Para os pais saberem se a criança é hiperativa ou apenas sapeca, é importante observar se os fatores ambientais como a escola, o desentendimento dos pais ou a perda de alguém importante estão favorecendo esse comportamento. Muitas vezes a agitação da criança é o reflexo do que ela está vivendo no seu dia a dia. Na dúvida procure ajuda de um profissional.
 
   Os sintomas da doença costumam se manifestar até, no máximo, sete anos de idade. Como essa é a idade escolar, o grande problema é que essas crianças acabam sendo prejudicadas na escola, pois não conseguem se concentrar e não aprendem o que é ensinado.
 
   Os pais de crianças hiperativas precisam aprender a lidar com essas crianças para que possam ajudá-la a controlar seu comportamento. É essencial estabelecer limites e repetir diversas vezes às mesmas instruções sem perder a paciência.

Principais sintomas da hiperatividade:
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldade em escutar quando lhe dirigem a palavra;
  • Dificuldade em aceitar tarefas que envolvam trabalho mental;
  • Não se envolve em brincadeiras e não as mantém por muito tempo;
  • Dificuldades na coordenação motora;
  • Tem dificuldade em aguardar sua vez;
  • Fala em demasia;
  • Nunca para sentado;
  • Não aceita regras;
  • Está ligado dia e noite.
   Orientações:
0 a 3 anos - Os pais devem aprender a se controlar e não ficar irritados com o comportamento da criança hiperativa. Tire vasos e objetos delicados do caminho deles para evitar que se machuquem.
 
3 a 6 anos - É muito importante que os pais elogiem a criança quando ela fizer coisas certas. Dessa forma ela vai aprender a maneira adequada de se comportar.
 
6 a 9 anos - Cuidado para não sobrecarregar a criança com atividades extracurriculares. Embora ela pareça ter sempre muita energia, o estímulo demasiado é prejudicial e eles precisam de descanso.

Fonte: Guia do Bebê
As imagens usadas neste post são de autoria desconhecida, encontradas em sites de busca. Caso você seja o autor, entre em contato para a colocação dos créditos ou remoção

Nenhum comentário:

Postar um comentário