segunda-feira, 26 de maio de 2014

O problema do "pobrema"

   Algumas pessoas encontram dificuldades em pronunciar palavras com sílabas complexas tais como: problema, cliente, atleta, para citar alguns exemplos.
 
   Mas, porque elas apresentam essa dificuldade? O que acontece com elas para que não consigam pronunciar adequadamente todos os sons da fala?
 
   Existe "remédio" para isso?

   No geral, o que acontece é uma inabilidade da língua de fazer todos os movimentos corretos para a produção dos sons. Em alguns poucos casos, uma doença de origem neurológica ou de origem dentária (por exemplo, falta de dentes ou próteses mal adaptadas) vai interferir na produção dos sons da fala.
 
   O primeiro passo é sempre passar por uma avaliação fonoaudiológica, para identificar as causas destas alterações e também para se traçar um plano de tratamento.
 
   As pessoas tendem a achar que o fonoaudiólogo trabalha apenas com crianças ou então, que está "muito velho para aprender a falar direito", e acabam evitando esse profissional.
 
   Na verdade é um tratamento relativamente simples e se bem direcionado, não é muito demorado.
 
   Vale a pena lembrar que quem fala corretamente e pronuncia adequadamente todos os sons da língua portuguesa passa mais credibidade, demonstra um nível maior de autoestima e mais segurança/confiança nos seus argumentos.
 
   Credibilidade, autoestima elevada e segurança/confiança são ferramentas importantes para um bom relacionamento interpessoal, profissional e social, aspectos essenciais para uma ascensão profissional e por conseqüência uma melhora na qualidade de vida.

Fonte:www.fonoluiza.com.br
As imagens usadas neste post são de autoria desconhecida, encontradas em sites de busca. Caso você seja o autor, entre em contato para a colocação dos créditos ou remoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário