segunda-feira, 14 de julho de 2014

Transtornos do Aprendizado

    Os transtornos do aprendizado da leitura e da escrita são muito comuns, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no cotidiano da própria escola

 
   Tais transtornos englobam desde as trocas grafêmicas até as dificuldades da compreensão da leitura.
 
   Causas:
   Segundo Azcoaga e col. (1979), estes distúrbios podem ser causados por fatores tais como:
-Genética
-Lesão cerebral
-Alterações do desenvolvimento
 
      Existem ainda condições externas e internas necessárias para a aprendizagem, tais como:
    Integridade motora para a realização dos movimentos envolvidos na leitura e escrita.
   Integridade sensorioperceptual, pois déficits sensoriais (visuais e auditivos), mesmo leves, podem gerar dificuldades no aprendizado da leitura e da escrita. Além disso, habilidades como memória auditiva e visual, capacidade de realizar figura-fundo, discriminação e análise síntese auditiva e visual estão diretamente relacionadas a esses aprendizados.
   Integridade sócio-emocional - É importante que a criança esteja pronta para a alfabetização.
  
   Alterações gerais de saúde que prejudicam qualquer aprendizado.
 
   Distúrbio de fala que podem ser transpostos para a escrita.
 
   Tratamento:
   O tratamento fonoaudiológico consiste em uma série de ações que objetivam desenvolver o domínio dos códigos oral e gráfico e a adequação de outras funções deficitárias, como por exemplo, extinguir um hábito de sucção do dedo ou chupeta.
 
   Assim, o plano terapêutico variará de caso para caso, dependendo das características, habilidades e dificuldades de cada criança.
 
   Prevenção:
   Estimular a fala, tanto no que se refere à produção adequada da mesma, falando corretamente com a criança desde pequena, quanto no referente à elaboração oral, pedindo que a criança conte o que vivenciou, o que viu. Além disso, é importante conversar com ela, contar-lhe histórias, para que ela tenha mais amostras de fala do adulto.
 
   Oferecer para a criança oportunidades nas quais ela experimente diferentes atividades, preferencialmente corporais, pois o corpo é a porta de entrada de todas as informações.
 
   Criar o hábito de leitura desde cedo, tendo o cuidado de escolher livros correspondentes a idade cronológica da criança.
  

Fontes:
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - www.sbfa.org.br
Fonoaudiologia na Escola  Sacaloski,M.; Alavarsi, E.; Guerra, G., Lovise,2000.
As imagens usadas neste post são de autoria desconhecida, encontradas em sites de busca. Caso você seja o autor, entre em contato para a colocação dos créditos ou remoção.
EA

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