Os transtornos do aprendizado da leitura e da
escrita são muito comuns, tanto na clínica fonoaudiológica quanto no cotidiano
da própria escola
Tais transtornos englobam desde as trocas
grafêmicas até as dificuldades da compreensão da leitura.
Causas:
Segundo Azcoaga e col. (1979), estes distúrbios
podem ser causados por fatores tais como:
-Genética
-Lesão cerebral
-Alterações do desenvolvimento
Existem ainda condições externas e internas
necessárias para a aprendizagem, tais como:
Integridade motora para a realização dos
movimentos envolvidos na leitura e escrita.
Integridade sensorioperceptual, pois déficits
sensoriais (visuais e auditivos), mesmo leves, podem gerar dificuldades no
aprendizado da leitura e da escrita. Além disso, habilidades como memória
auditiva e visual, capacidade de realizar figura-fundo, discriminação e análise
síntese auditiva e visual estão diretamente relacionadas a esses aprendizados.
Integridade sócio-emocional - É importante que a
criança esteja pronta para a alfabetização.
Alterações gerais de saúde que prejudicam
qualquer aprendizado.
Distúrbio de fala que podem ser transpostos para
a escrita.
Tratamento:
O tratamento fonoaudiológico consiste em uma
série de ações que objetivam desenvolver o domínio dos códigos oral e gráfico e
a adequação de outras funções deficitárias, como por exemplo, extinguir um
hábito de sucção do dedo ou chupeta.
Assim, o plano terapêutico variará de caso para
caso, dependendo das características, habilidades e dificuldades de cada criança.
Prevenção:
Estimular a fala, tanto no que se refere à
produção adequada da mesma, falando corretamente com a criança desde pequena,
quanto no referente à elaboração oral, pedindo que a criança conte o que
vivenciou, o que viu. Além disso, é importante conversar com ela, contar-lhe
histórias, para que ela tenha mais amostras de fala do adulto.
Oferecer para a criança oportunidades nas quais
ela experimente diferentes atividades, preferencialmente corporais, pois o
corpo é a porta de entrada de todas as informações.
Criar o hábito de leitura desde cedo, tendo o
cuidado de escolher livros correspondentes a idade cronológica da criança.
Fontes:
Sociedade
Brasileira de Fonoaudiologia - www.sbfa.org.brFonoaudiologia na Escola Sacaloski,M.; Alavarsi, E.; Guerra, G., Lovise,2000.As imagens usadas neste post são de autoria desconhecida, encontradas em sites de busca. Caso você seja o autor, entre em contato para a colocação dos créditos ou remoção.
EA
Nenhum comentário:
Postar um comentário