segunda-feira, 7 de julho de 2014

Desvios fonético-fonológicos

   Para que a produção dos sons da fala se dê adequadamente, é necessário que o movimento dos órgãos envolvidos ocorra com precisão, velocidade, energia, pressão e coordenação adequada dos grupos musculares.  Além da integridade física, a integridade neurológica e psicológica são também necessárias para haver uma boa articulação.
 

 
   Caso haja déficit ou inadequação em um ou mais fatores citados acima, teremos a presença de um distúrbio articulatório.
 
   De acordo com Arnaut e Tafla (1996), alguns fatores podem influenciar o desenvolvimento da aquisição fonológica, tais como:
Fatores orgânicos: má-oclusão dentária, malformações congênitas do aparelho fonador, hipoacusia, deficiência mental, afasia, respiração bucal.
Fatores funcionais: Causas ambientais, uso prolongado de chupeta e mamadeira, problemas emocionais, vícios de articulação.
 
   No geral, pode-se dizer que as causas do distúrbio articulatório podem ser definidas como qualquer fator que interfere no desenvolvimento motor, emocional, social e cultural do indivíduo.
 
   Orientações:
   Não imite o falar errado da criança, nem peça para repetir a palavra por achá-la bonita ou engraçada, pois o adulto é o modelo que ela seguirá para se corrigir, e a repetição fixará o padrão incorreto.
 
   Quando a criança cometer um erro articulatório, dê a ela o padrão correto sem repetir o erro (exemplo: se uma criança diz áua para água, diga você quer água?, enfatizando  o correto), porém não a corrija excessivamente.
 
   Não exija da criança uma produção além da esperada para sua idade, respeite a ordem da aquisição fonêmica.
 
   Observe se a fala da criança é inteligível e encontra-se dentro do padrão esperado para sua idade.
 
   Propicie o desenvolvimento da fala, deixando que a criança expresse oralmente o que deseja, não a atendendo imediatamente após uma solicitação gestual.
 
   Não use palavras no diminutivo, pois por serem semelhantes (terminam com inho), dificultam a memorização.
 
Fontes:
Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - www.sbfa.org.br, Fonoaudiologia na Escola  Sacaloski,M.; Alavarsi, E.; Guerra, G., Lovise,2000.
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