Segundo estudiosos, a Síndrome do Déficit de
Atenção (SDA) é decorrente de um conjunto de sinais e sintomas causados por uma
imaturidade neurológica, na formação Reticular, localizada no tronco Cerebral.
Quando a criança não atinge a maturidade da
Formação Reticular, no momento da velocidade ideal, desenvolve-se um quadro
caracterizado por atraso de aquisição de linguagem, associado a distúrbios
psicomotores ou de comportamento, que compromete as relações familiares e o
aprendizado escolar.
O tratamento pode ser medicamentoso e através de
exercícios especiais destinados aos distúrbios que podem ser encontrados. A
equipe multidisciplinar, como a fonoaudiologia, terapia ocupacional,
psicomotricidade, ludoterapia, psiquiatria e neuropediatria, trabalha em
conjunto.
No ambiente escolar é necessário aplicar
técnicas pedagógicas especializadas, em classes adaptadas com menor número de
alunos e que realizem estímulos em menores quantidades, devido o grau de
dificuldade apresentado pelo portador da SDA.
A hiperatividade é o sintoma que mais chama a
atenção de todos, porém é importante destacar que nem todos os portadores da
síndrome são hiperativos, o que acontece é que pode acontecer de ser mais
distraído ou até mesmo mais agitado.
É importante fazer essa diferenciação para não
rotular uma criança que apresente tais comportamentos como portador da SDA. O
fonoaudiólogo irá trabalhar, principalmente, as anormalidades motoras e de
sensibilidade.
Fontes:Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - www.sbfa.org.br, Fonoaudiologia na Escola Sacaloski,M.; Alavarsi, E.; Guerra, G., Lovise,2000.
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