Nas
escolas é vedado ao fonoaudiólogo o atendimento clínico. O papel deste
profissional nas instituições de ensino não é o de "patologizar" os
alunos e sim assessorar a equipe da escola. O fonoaudiólogo só poderá realizar
atendimento clínico em escolas especiais. Sua função primordial é de promover a
saúde da comunicação através de um trabalho de prevenção. Este profissional irá
transmitir e orientar os demais integrantes da equipe escolar sobre
os conhecimentos específicos da sua área, utilizando diversos recursos como:
palestras, pequenos cursos, oficinas e outros.
Com os alunos,
o trabalho fonoaudiológico tem os seguintes objetivos:
1.
Otimizar o desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita.
2. Conscientizar sobre hábitos inadequados que promovam riscos para a audição e voz.
3. Detectar precocemente, através de triagens, alterações fonoaudiológicas relacionadas à audição, voz, motricidade orofacial e linguagem oral e escrita para desta forma prevenir futuras complicações.
2. Conscientizar sobre hábitos inadequados que promovam riscos para a audição e voz.
3. Detectar precocemente, através de triagens, alterações fonoaudiológicas relacionadas à audição, voz, motricidade orofacial e linguagem oral e escrita para desta forma prevenir futuras complicações.
4. Encaminhar para profissionais, quando necessário, e acompanhar os
tratamentos externos à escola.
Objetivos da atuação com os professores:
1.
Orientar quanto aos cuidados com a voz e estratégias vocais para
conservação da mesma.
2. Promover informações sobre alterações fonoaudiológicas, desenvolvimento normal da linguagem oral, leitura e escrita e educação inclusiva através de palestras e outras formas de comunicação.
2. Promover informações sobre alterações fonoaudiológicas, desenvolvimento normal da linguagem oral, leitura e escrita e educação inclusiva através de palestras e outras formas de comunicação.
3.
Capacitar o profissional para observar indícios de possíveis alterações
fonoaudiológicas que seus alunos venham a apresentar.
No trabalho com os pais,
o fonoaudiólogo realiza orientações sobre:
1. O
desenvolvimento normal da criança e as alterações fonoaudiológicas comuns na
infância.
2. A
importância do estímulo familiar para o desenvolvimento da criança.
3. O possível problema do filho e encaminhar para outros
profissionais caso haja necessidade.
A resolução 309 de 2005, disponível no site do Conselho Federal de Fonoaudiologia dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo na escola. Quer ler a resolução na íntegra? Acesse: Resolução nº 309
A resolução 309 de 2005, disponível no site do Conselho Federal de Fonoaudiologia dispõe sobre a atuação do fonoaudiólogo na escola. Quer ler a resolução na íntegra? Acesse: Resolução nº 309
Nenhum comentário:
Postar um comentário