Os profissionais da voz são aqueles que dependem da voz como seu instrumento de trabalho e que necessitam de um tipo específico de qualidade vocal para manter-se na função, como os professores, operadores de telemarketing, locutores, jornalistas, políticos, cantores, atores e dubladores.
Fazendo um paralelo, como um jogador de futebol, que tem o maior risco de ter problemas no joelho, os profissionais da voz são pessoas de alto risco a apresentarem alterações vocais.
O papel do fonoaudiólogo é de diagnosticar e reabilitar, junto ao otorrinolaringologista, o paciente que apresenta lesões nas pregas vocais, procurando entender o universo desse profissional e ajudá-lo a minimizar os riscos de voltar a ter os problemas tratados.
Cabe ao fonoaudiólogo prevenir os sintomas comuns que aparecem nos profissionais da voz, como cansaço no final da jornada, perda de voz, rouquidão, desconforto para falar ou cantar, além do aperfeiçoamento dessas vozes de acordo com a demanda e o tipo de voz necessário a cada profissional.
Se você não apresenta nenhum dos sintomas citados, mas acredita que poderia projetar melhor a voz no canto ou no teatro; se as pessoas reclamam que sua dicção não é boa; se possui dificuldades de fazer, por exemplo, agudos no canto; se ao falar em público, sua voz fica não fica como gostaria ou ainda, se necessita construir a voz de um personagem, mas tem receio de prejudicar-se, consulte um fonoaudiólogo. Ele o ajudará a compreender os mecanismos da sua voz, a modificá-la e o auxiliará no aperfeiçoamento da sua comunicação!
Fonte: www.falemelhor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário