Limpar os ouvidos com cotonete já virou um hábito para grande parte da população brasileira, que vê a atitude como uma parte da higiene geral do corpo. São minutos gastos com o esfrega-esfrega do cotonete, tudo para não deixar nenhum resquício de cera nos canais externos do ouvido.
O problema, que muita gente desconhece, é que esse pequeno hábito pode gerar diversos riscos para saúde dos ouvidos, podendo ocasionar lesões sérias, que necessitam de cirurgia para correção. Os cotonetes fazem parte da vida moderna, estão na lista de compras de mês de muitas famílias e no enxoval de quase todo recém-nascido. A indicação, como um dos fabricantes anuncia na embalagem, é para a “higiene diária das orelhas”, além dos mais diversos usos: aplicação de medicamentos, retoque de maquiagem, etc.
No caso das orelhas, tudo bem se os cotonetes forem usados com a devida cautela, o que freqüentemente não acontece, por isso falta uma advertência na embalagem alertando para a inadequação do uso do cotonete dentro do canal do ouvido externo.
Um problema bastante comum é a otite média. Essa é uma infecção causada por microorganismos que podem ser transportados também pelo cotonete. Em alguns casos, os cotonetes podem ainda perfurar a membrana do tímpano, causando sangramento e lesões mais graves na região, como a surdez parcial. O uso de cotonete pode também empurrar a cera para dentro do ouvido, formando um “tampão de cera” e causando sensações como surdez, zumbido, desconforto e, às vezes, dor. Isto também ocorre quando o ouvido produz cera em excesso (não se sabe exatamente a causa). Nesses casos só o médico pode resolver, retirando a cera, cuidadosamente, com instrumentos próprios para evitar traumatismo do canal auditivo, infecção e mesmo perfuração. Outro caso é que, pesquisadores americanos (Hospital Henry Ford) tem notado a ligação direta entre o uso de cotonetes e tímpanos rompidos, o que também pode resultar em paralisia facial.
Sintomas do tímpano rompido pelo cotonete:
Na falta da cera protetora, problemas começam a aparecer no ouvido: coceira, dor, inflamação, corrimento de secreção e muitas vezes infecção. Isto também acontece com as pessoas que não produzem a cera e, por isso, têm necessidade de um tratamento especial para resolver a situação. Outros sintomas:perda de audição, tontura e irregularidades na movimentação facial. É comum que, por desconhecimento e para aliviar a coceira, as pessoas intensifiquem o uso do cotonete na busca de algum alívio, que, quando ocorre, é momentâneo e logo traz de volta, ampliado, o mesmo mal estar.
Então, como limpar os ouvidos?
A melhor forma é limpar os ouvidos após o banho com a ponta de uma toalha limpa e apenas onde o dedo pode alcançar - e esse dedo não deve ser o mindinho! Quando sentir um entupimento achando que é necessário limpar por dentro procure um otorrino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário