É muito importante a intervenção precoce dos profissionais da saúde e educação junto às crianças com Síndrome de Down .
Terapia Fonoaudiológica com esses pacientes é necessária para o seu desenvolvimento global . Isto inclui a estimulação precoce a partir dos primeiros meses de vida; estimulando o desenvolvimento da linguagem e da fala ;o desenvolvimento cognitivo e psicomotor assim como a estimulação da motricidade orofacial devido as alterações presentes principalmente a hipotonia. As dimensões de mandíbula, maxila e palato são menores, tendo, porém, a altura do palato normal (comprimento e largura menores). Podemos observar protrusão da língua, boca entreaberta e uma impressão de que a língua parece ser maior do que o normal, em alguns casos chegando à macroglossia. Isto representa grande dificuldade às funções como a respiração, mastigação, deglutição e também na fala (articulação)., também podemos encontrar deficiência auditiva associada à síndrome.
A intervenção fonoaudiológica também se faz importante em relação a apneia do sono, comum na Síndrome de Down , devido tanto a fatores obstrutivos quanto centrais. O que favorece a hipotonia dos músculos da faringe, a hipotonia da língua, o tamanho reduzido das estruturas da cavidade oral e da faringe. . O palato é estreito e observa-se micrognatia e hipoplasia da região média da face. A Terapia Fonoaudiológica leva ao fortalecimento da musculatura envolvida e consequentemente a abertura da passagem do ar na região faríngea.
É importante salientar que o atendimento precoce diz respeito a iniciar a intervenção nos primeiros meses de vida junto a equipe multidisciplinar como o Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Neurologista, Pediatra, Nutricionista entre outros como o Psicopedagogo ,o Psicólogo.
Fonte: http://arquivofonoaudiológico.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário