quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dia de atenção à respiração oral

Respirar pela boca causa desde infecções, problemas na fala até flacidez no rosto.

   Já prestou atenção na sua respiração? Ela é responsável pela saúde e bem-estar do dia-a-dia e, quando incorreta, pode oferecer problemas a curto e longo prazo além de garantir noites mal dormidas, perda de paladar, defeitos na face e desalinhamento dos dentes.

   Quando respiramos pela boca perdemos a segurança que as vias nasais oferecem além de apresentar riscos para a laringe, traquéia e pulmões. “Uma das funções do nariz é filtrar o ar, protegendo seu corpo contra uma série de microorganismos e, quando você respira pela boca, essa triagem deixa de ser feita”. O problema é que diante de qualquer dificuldade de respirar pelo nariz, nosso corpo automaticamente passa essa função para a boca, e nos acostumamos facilmente com essa condição. Num adulto, passa pelo nariz cerca de 15 a 20 mil litros de ar por dia. Quando apresentamos qualquer doença que impeça ou dificulte a passagem de ar por ele, começamos a utilizar a boca como via respiratória. Depois de algum tempo respirando pela boca, o organismo acaba exposto a diversos problemas de saúde. Infecções, como as faringites e amidalites, estão entre elas.

   Em crianças, a respiração bucal altera o posicionamento da língua, gerando distúrbios da deglutição, e leva a uma flacidez da musculatura face, que passa a ser menos exigida. Com o decorrer dos anos, principalmente as crianças que ainda estão em desenvolvimento, podem sofrer deformidades da arcada dentária e dos ossos da face e conseqüentemente “problemas na fala”.

Tratamento: Existem várias formas de tratamento, como exercícios fonoaudiológicos para reabilitação da respiração, tratamento de alergias, uso de aparelhos bucais e até cirurgia. As pessoas acabam se acostumando a essa condição e não procuram tratamento. Isso pode ser um risco para a saúde, trazendo diversos problemas futuros. Procure um fonoaudiólogo para receber orientação quanto ao tratamento mais adequado ao seu caso.

Fonte:http://tatianirossini.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário