segunda-feira, 23 de junho de 2014

Fala e Linguagem

   Para que ocorra a aquisição e o desenvolvimento adequado da fala e da linguagem, muitos fatores estão envolvidos desde o nascimento do bebê. Entre eles a boa audição, o desenvolvimento adequado das funções: respiração, sucção, deglutição e mastigação e a estimulação global da criança.

   Os três primeiros anos de vida têm importância fundamental no desenvolvimento do cérebro humano e é, portanto, o período ideal para a aquisição da fala e da linguagem. A estimulação através de canto, conversas, proteção, brincadeiras e leitura propiciam a aquisição de habilidades que favorecem o desenvolvimento. Para que comece a ocorrer um processo de comunicação a criança deverá se sentir motivada para isso. Deverá existir o que se chama de intenção comunicativa (através da fala serão conseguidos objetos de interesse da criança). Este aspecto surge através do contato diário com as pessoas e da estimulação que essa interação propicia. Também devemos considerar a importância da amamentação materna, alimentação com textura e consistência adequada nas diferentes fases e a não existência de hábito de sucção de dedo ou chupeta além dos dois anos. Todos esses fatores contribuem para uma musculatura orofacial adequada à produção da fala.


 
   Verifique o desenvolvimento da audição e da linguagem de sua criança:
 
0 a 3 meses: Sua emissão sonora é muito rica: murmúrios, pequenos sons guturais (vocalizações reflexas), gritos; vocalização; balbucio; Assusta-se com sons fortes, mas já reconhece e se acalma com a voz da mãe.
 
3 a 6 meses: Imita sons espontâneos e balbucia.Produz sons de forma variada (aaa, eee, hum). Vira a cabeça para o lado em que ouviu um som, chegando a interromper a atividade para ouvir um som.
 
6 a 9 meses: Tenta expressar suas necessidades através de gestos e/ou vocalizações diferentes de choro. Entende gestos do tipo “vem cá”, “não”. Inicia o balbucio (dadada, bababa, mamama). Já localiza sons diretamente para os lados e se interessa por brinquedos que produzem ruído.
 
9 meses a 1 ano: Balbucia e presta atenção à fala das pessoas, além de entender expressões familiares como: não, tchau, dá. Explora os sons dos objetos.
 
1 ano e meio (18 meses): Linguagem telegráfica, emprega alguns verbos; Seu vocabulário é de cerca de 20 a 100 palavras; Começa a juntar palavra sem frases simples: "qué naná”, "qué papá"; Compreende ordens familiares: não mexa, dá pra mim, não pode.
 
2 anos: Forma frases com 3 palavras, emprega substantivos e verbos; nomeia figuras; usa os pronomes “eu” e “ você“; Seu vocabulário é de cerca de 200 a 300 palavras; Compreende ordens faladas.
 
3 anos: Emprega substantivos, verbos no indicativo, adjetivos e preposições; Produz todos os fonemas embora possa omitir os grupos consonantais e arquifonemas. Vocabulário de cerca de 900 palavras. Nesta época pode ocorrer uma alteração de ritmo de fala, muitas vezes confundido com gagueira.
 
4 anos: Emprega substantivos, adjetivos, advérbios e verbos no futuro. Usa sentenças de 5 palavras. Fala todos os fonemas da língua.
 
 
   Se o desenvolvimento da criança não seguir a tabela acima procure fonoaudiólogo e o pediatra.
 
   Importante: Quanto mais cedo for realizada a intervenção das alterações na aquisição da linguagem, maiores as chances de estimulação e/ou tratamento de um eventual problema.

Fonte: http://www.reginanicolosi.com.br/falar.asp
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