quinta-feira, 12 de junho de 2014

Dislexia

O que é?
Dislexia é uma alteração nos neurotransmissores cerebrais que impede uma criança de ler e compreender com a mesma facilidade com que o fazem as crianças da mesma faixa etária, independente de qualquer causa intelectual, cultural ou emocional, atingindo de quatro a cinco meninos para cada menina.
 
 

Quando ela aparece?
Todo o desenvolvimento da criança é normal, até entrar na escola. É um problema de base cognitiva que afeta as habilidades lingüísticas associadas à leitura e à escrita. As grandes dificuldades aparecem por volta dos 8 ou 9 anos de idade, quando a criança começa enfrentar temas acadêmicos mais complexos desencadeando as notas baixas e fraco desempenho escolar.
 
Características:
  • leitura lenta, sem ritmo e sem domínio da compreensão/interpretação;
  • confunde algumas letras;
  • sérios erros ortográficos;
  • dificuldades de memória;
  • dificuldades com dicionários e mapas;
  • dificuldades de copiar (quadro ou livros);
  • dificuldades de entender o tempo: passado presente e futuro;
  • tendência a uma escrita descuidada, desordenada e às vezes incompreensível;
  • não utiliza sinais de pontuação/acentuação;
  • inversões, omissões e substituições de letras, palavras, sílabas na leitura e na escrita.


Como agir ?
Diga que suas dificuldades não são sua culpa. Explique que suas dificuldades tem um nome e que você vai ajudá-lo à superá-las.
 
Encoraje-o e encontre coisas em que ele é bom ,estimulando-o nessas coisas.
 
Elogie-o por seus esforços, lembre-se como ele tem de esforçar-se muito para ter algum sucesso na leitura e na escrita.
 
Ajude-o nos seus trabalhos escolares, ou, em algumas lições em especial, com paciência (mas não escreva para ele, ou resolva suas tarefas de matemática).
 
Ajude-o a ser organizado (isso provavelmente ajudará outras crianças na família).
 
Encoraje-o a ter hobbies e atividades fora da escola, como esportes, por exemplo.
 
Observe se ele está recebendo ajuda na escola, porque isso faz muita diferença na habilidade dele de enfrentar suas dificuldades, de prosperar e de crescer normalmente.
 
Assista-o no que for necessário, de todas as formas possíveis e impossíveis também! Você consegue e ele, precisa!
 
Não permita que os problemas escolares impliquem em mal comportamento ou falta de limites. Uma coisa nada tem a ver com a outra!
 
Procure ajuda de um profissional o quanto antes você perceber estas dificuldades, ele poderá orientar e trabalhar as dificuldades apresentadas pela criança.

Fonte: Calafange, 2002;  www.fonoterapia.com.br
As imagens usadas neste post são de autoria desconhecida, encontradas em sites de busca. Caso você seja o autor, entre em contato para a colocação dos créditos ou remoção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário