O que é?
Dislexia é uma alteração nos neurotransmissores cerebrais que impede uma
criança de ler e compreender com a mesma facilidade com que o fazem as crianças
da mesma faixa etária, independente de qualquer causa intelectual, cultural ou
emocional, atingindo de quatro a cinco meninos para cada menina.
Quando ela aparece?
Todo o desenvolvimento da criança é normal, até entrar na escola. É um
problema de base cognitiva que afeta as habilidades lingüísticas associadas à
leitura e à escrita. As grandes dificuldades aparecem por volta dos 8 ou 9 anos
de idade, quando a criança começa enfrentar temas acadêmicos mais complexos
desencadeando as notas baixas e fraco desempenho escolar.
Características:
- leitura lenta, sem ritmo e sem domínio da compreensão/interpretação;
- confunde algumas letras;
- sérios erros ortográficos;
- dificuldades de memória;
- dificuldades com dicionários e mapas;
- dificuldades de copiar (quadro ou livros);
- dificuldades de entender o tempo: passado presente e futuro;
- tendência a uma escrita descuidada, desordenada e às vezes incompreensível;
- não utiliza sinais de pontuação/acentuação;
- inversões, omissões e substituições de letras, palavras, sílabas na leitura e na escrita.
Como agir ?
Diga que suas dificuldades não são sua culpa. Explique que suas
dificuldades tem um nome e que você vai ajudá-lo à superá-las.
Encoraje-o e encontre coisas em que ele é bom ,estimulando-o nessas
coisas.
Elogie-o por seus esforços, lembre-se como ele tem de esforçar-se muito
para ter algum sucesso na leitura e na escrita.
Ajude-o nos seus trabalhos escolares, ou, em algumas lições em especial,
com paciência (mas não escreva para ele, ou resolva suas tarefas de matemática).
Ajude-o a ser organizado (isso provavelmente ajudará outras crianças na
família).
Encoraje-o a ter hobbies e atividades fora da escola, como esportes, por
exemplo.
Observe se ele está recebendo ajuda na escola, porque isso faz muita
diferença na habilidade dele de enfrentar suas dificuldades, de prosperar e de
crescer normalmente.
Assista-o no que for necessário, de todas as formas possíveis e
impossíveis também! Você consegue e ele, precisa!
Não permita que os problemas escolares impliquem em mal comportamento ou
falta de limites. Uma coisa nada tem a ver com a outra!
Procure ajuda de um profissional o quanto antes você perceber estas dificuldades, ele poderá orientar e trabalhar as dificuldades apresentadas pela criança.
Fonte: Calafange, 2002; www.fonoterapia.com.br
As imagens usadas neste post são de autoria desconhecida, encontradas em sites de busca. Caso você seja o autor, entre em contato para a colocação dos créditos ou remoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário