quinta-feira, 19 de junho de 2014

A FONOAUDIOLOGIA E A ESCOLA

   Hoje em dia é cada vez mais necessária a união da escola ao trabalho do fonoaudiólogo.

   É na escola que a criança passa a maior parte de seu tempo e onde os primeiros sinais de distúrbios de comunicação, como trocas na fala e gagueira, e/ou dificuldades de aprendizagem são observados e detectados.
 
 
   A escola orienta a família, encaminhando a criança para uma triagem ou avaliação, e por sua vez, o fonoaudiólogo trata destas alterações. No trabalho interdisciplinar a troca de experiências e de informações facilita e ajuda a criança em seu desenvolvimento.
 
   Daí a necessidade cada vez maior da integração entre a escola e o fonoaudiólogo na busca de soluções mais eficazes no tratamento dos distúrbios e evolução da aprendizagem da criança.

A FONOAUDIOLOGIA/ O PROFESSOR

   A cada dia novas técnicas são aperfeiçoadas e tecnologias inovadoras são utilizadas no ensino. Com isso distúrbios de comunicação e/ou dificuldades de aprendizagem são detectados cada vez mais cedo.
 
   O estudo destas alterações tem gerado incentivos e desafios tanto para os fonoaudiólogos como para os professores de educação infantil e ensino fundamental.

   A interação entre o professor e o fonoaudiólogo é fundamental no tratamento dos distúrbios de comunicação e/ou dificuldades de aprendizagem. Pois muitas vezes é o professor quem primeiro observa e detecta o distúrbio de comunicação e/ou dificuldades de aprendizagem. E, através da orientação da família, encaminha o aluno para o fonoaudiólogo.
 
   O Fonoaudiólogo por sua vez avalia, orienta, diagnostica e trata os distúrbios de comunicação e/ou dificuldades de aprendizagem.

Fonte: http://www.reginanicolosi.com.br/falar.asp
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