É na escola que a criança
passa a maior parte de seu tempo e onde os primeiros sinais de distúrbios de
comunicação, como trocas na fala e gagueira, e/ou dificuldades de
aprendizagem são observados e detectados.
A escola orienta a família,
encaminhando a criança para uma triagem ou avaliação, e por sua vez, o
fonoaudiólogo trata destas alterações. No trabalho interdisciplinar a troca de
experiências e de informações facilita e ajuda a criança em seu
desenvolvimento.
Daí a necessidade cada vez
maior da integração entre a escola e o fonoaudiólogo na busca de soluções mais
eficazes no tratamento dos distúrbios e evolução da aprendizagem da criança.
A FONOAUDIOLOGIA/ O PROFESSOR
A cada dia novas técnicas
são aperfeiçoadas e tecnologias inovadoras são utilizadas no ensino. Com isso
distúrbios de comunicação e/ou dificuldades de aprendizagem são detectados cada
vez mais cedo.
O estudo destas alterações
tem gerado incentivos e desafios tanto para os fonoaudiólogos como para os
professores de educação infantil e ensino fundamental.
A interação entre o
professor e o fonoaudiólogo é fundamental no tratamento dos distúrbios de
comunicação e/ou dificuldades de aprendizagem. Pois muitas vezes é o professor
quem primeiro observa e detecta o distúrbio de comunicação e/ou dificuldades de
aprendizagem. E, através da orientação da família, encaminha o aluno para o
fonoaudiólogo.
O Fonoaudiólogo por sua vez
avalia, orienta, diagnostica e trata os distúrbios de comunicação e/ou
dificuldades de aprendizagem.
Fonte: http://www.reginanicolosi.com.br/falar.asp
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