quinta-feira, 31 de março de 2016

Gagueira

Retirado do site www.minhavida.com.br

Gagueira é um distúrbio na temporalização da fala que afeta a fluência e a comunicação. A temporalização significa o tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases. Cada som da fala tem um tempo usual para ser falado. Esse tempo depende da região onde a fala é produzida. No caso da gagueira, alguns sons demoram mais para serem ditos. Esse tempo maior interfere na fluência.


Já a fluência representa a suavidade e facilidade com que os sons, silabas, palavras e frases são produzidos ao longo da fala. No caso de pessoas com gagueira, a produção da fala é trabalhosa e a ligação entre sons, sílabas, palavras e frases não é automática ou espontânea, como ocorre com quem não tem a condição.

Aproximadamente 5% da população mundial é afetada pela gagueira durante o desenvolvimento da linguagem e poderá se cronificar dependendo de inúmeros fatores que possam estar relacionados. Cerca de 1% da população mundial que gaguejam cronicamente.

Causas
Atualmente, a gagueira é vista pela ciência como um distúrbio causado por diversos fatores. Alguns dos fatores que favorecem o aparecimento da gagueira, são:
  • Genética: Existem comprovações cientificas da presença de genes envolvidos no surgimento e manutenção da gagueira, por isso, é comum ter mais de um membro da mesma família com a condição
  • Condições médicas: A gagueira pode ocorrer devido a um AVC, lesões intracranicanas (também conhecidos como traumatismo cranioencefálicos (TCE) pré, peri ou pós-natal ou outros problemas como febre reumática por exemplo
  • Fator social: Desde que haja pré-disposição orgânica, ocorre quando a criança está inserida num ambiente familiar ou escolar facilitador ao desencadeamento da gagueira. Quando um destes ambientes é muito agitado, ou é composto por pessoas que falam muito rápido, ou usam com uma complexidade muito maior do que aquela adequada para a criança, a gagueira tem mais chances de aparecer
  • Fator psicológico: Está comprovado que problemas emocionais NÃO CAUSAM GAGUEIRA. Ao contrário, a vivência de uma fala gaguejada pode trazer alguns dificultadores para a pessoa. Fatores emocionais podem ser considerados agravantes, mas não são cientificamente considerados como causadores da gagueira. Algumas crianças que apresentam alguns dos fatores de risco para a gagueira mas que ainda não se manifestam na fala, ou seja, já tem predisposição para tal, ao passarem por alguma situação de maior impacto emocional, poderão iniciar a gaguejar. Mas tem que haver a predisposição e sabemos não é a maioria.

Fatores de risco

Alguns fatores que aumentam os riscos das crianças desenvolverem a gagueira são:
  • Ter um histórico familiar de gagueira
  • Atraso no desenvolvimento infantil
  • Ser do gênero masculino. Ao redor de 5% das crianças poderão gaguejar até a adolescência. Desses, metade são meninos, metade meninas. No entanto, a taxa de remissão espontânea nas meninas é maior. Dessa forma, os meninos são mais sujeitos a cronificarem, ou seja, a desenvolverem a gagueira crônica
  • Gagueira que continua na criança por oito semanas ou mais.
É importante ressaltar que nenhum desses fatores, sem a pré-disposição orgânica irá fazer com que a pessoa desenvolva a gagueira.

Fonte: minhavida.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário