quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Crianças têm mais dificuldade com números do que com letras

Para as crianças, dificuldade com números, chamada de discalculia, é maior do que com letras. Fique atento:
 
É isso o que revela uma pesquisa do Instituto de Neurociência Cognitiva do University College London. A discalculia, como é chamada essa dificuldade, foi diagnosticada entre 3% e 6% das 1,5 mil crianças estudadas, número superior das que sofrem de dislexia (2,5% a 4,3%). Segundo Anita Taub, psicóloga formada pela PUC-SP e pós-graduada em Neurociências pela Unifesp, existem dois tipos de discalculia.


Uma é a que se origina em decorrência de outros fatores como défict de atenção, dislexia ou algum tipo de deficiência mental. A segunda, chamada de discalculia pura, revela a dificuldade em ler números com muitos dígitos, incapacidadede soma simples e de reconhecer os sinais.
 
Para identificar o problema, os pais devem observar se a criança possui dificuldade somente em matemática, apresenta sinais de ansiedase ou não quer ir à escola. “É importante que eles não tachem o filho de preguiçoso logo de cara. Isso pode gerar um trauma”, aconselha Anita. “A discalculia não impede que a criança estude em escola normal. Apenas é necessário uma orientação à instituição de ensino, para que o professor use métodos diferenciados”, finaliza a psicóloga.

Fonte: Revista VivaSaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário