quinta-feira, 3 de abril de 2014

Afasia

   A Afasia é uma alteração no conteúdo, na forma, na percepção e expressão da linguagem e processos cognitivos. Após um aneurisma, um AVC – acidente vascular cerebral (conhecido como derrame cerebral), um trauma crânio encefálico – TCE (que poderá ser com ou sem perfuração da calota craniana), tumores degenerativos e outras doenças metabólicas, tóxicas ou infecciosas, pode ocorrer a perda total ou parcial da comunicação oral, fala e linguagem.
   O indivíduo apresenta dificuldades na compreensão e na emissão da fala e da linguagem, adquirida em conseqüência de uma lesão nas áreas cerebrais responsáveis pela fala ou pela compreensão das palavras faladas. Pode ou não estar associada a outras alterações, como Disfagia (dificuldade de deglutir), dificuldade de movimentos de partes do corpo, etc.
   Independente do grau ou tipo de afasia existente o tratamento e a reeducação das funções da fala e da linguagem são sempre válidos e devem ser iniciados o mais rápido possível, melhorando assim o prognóstico.
   A família tem papel fundamental na estimulação e recuperação da comunicação do afásico.
   Portanto quando existir o diagnóstico de afasia procure um fonoaudiólogo que poderá auxiliá-lo neste período de recuperação.
  

TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO


O tratamento fonoaudiológico da Afasia tem sido primordial na recuperação, total ou parcial da linguagem e fala do paciente e das demais funções alteradas, principalmente nos casos em que a Disfagia está associada.
Cada caso é específico e deve ser detalhadamente avaliado. Mas, independente do grau ou tipo de afasia existente, a reeducação das funções da fala e da linguagem é sempre válida e deve ser iniciada mais rápido possível, melhorando assim o prognóstico.
O papel da família é fundamental na recuperação do paciente. È ela que estimula o afásico a buscar sempre interagir, a se comunicar, evitando seu isolamento.
Quando existir o diagnóstico de Afasia procure um fonoaudiólogo o mais rápido possível para auxiliá-lo neste período de recuperação.
As imagens usadas neste post são de autoria desconhecida, encontradas em sites de busca. Caso você seja o autor, entre em contato para a colocação dos créditos ou remoção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário