A escrita é uma forma de comunicação, e existe para o
indivíduo a partir do momento em que este já pode ler. Quando o indivíduo se
depara com sinais gráficos que não pode ler a comunicação perde sua função. A
leitura tem a função de tornar a escrita significativa e deve ser valorizada no
processo de alfabetização, pois é uma prática social.
O distúrbio de leitura e escrita é caracterizado pela
dificuldade na aquisição e/ou desenvolvimento da linguagem escrita. Geralmente
são crianças que apresentam déficits tanto na decodificação fonológica quanto
de compreensão da linguagem oral e/ou escrita.
As manifestações são evidentes durante o aprendizado da
leitura e escrita, nos anos pré-escolares podem aparecer alguns sinais de
dificuldades mais amplas de linguagem tais como vocabulário pobre, uso
inadequado da gramática e dificuldades no processamento fonológico.
As imagens usadas neste post são de autoria desconhecida, encontradas em sites de busca. Caso você seja o autor, entre em contato para a colocação dos créditos ou remoção.
Nos anos inicias da escolaridade, além de dificuldades no
reconhecimento das palavras e de compreensão na leitura, podem demonstrar
dificuldades em manter a atenção e narrar fatos e acontecimentos, e problemas
de compreensão do discurso, com freqüência, apresentam uma relação de
sofrimento com a escrita, desinteresse pelas atividades de leitura e escrita,
desconhecimento a cerca de suas funções, frustrações e inseguranças geradas
pelos erros que cometem enquanto leitor e escritor.
Os distúrbios de leitura e escrita têm causas variadas,
podendo ser orgânicas, psicológicas, pedagógicas ou sócio-culturais.
O fonoaudiólogo atua nesta área promovendo o entendimento
da funcionalidade da escrita e da leitura, e no estabelecimento de uma relação
satisfatória e prazerosa na elaboração, interpretação e organização de textos.
Fonte: www.falemelhor.com.br
As imagens usadas neste post são de autoria desconhecida, encontradas em sites de busca. Caso você seja o autor, entre em contato para a colocação dos créditos ou remoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário