segunda-feira, 25 de maio de 2015

Ceceio. O que é isso?

  Retirado do site www.ufmbb.org.br

   Em alguma ocasião já ouvimos alguém afirmar: “Aquele menino tem língua presa” ou indagar: “Percebeu como ele fala estranho?”, ou comentar: “Que gracinha o modo como ele fala”.
Resultado de imagem para ceceio
   Pois bem. Língua presa é um fenômeno que ocorre porque o freio lingual (um filete que fica abaixo da língua) é mais curto e grosso, não deixando que ela se mova para a articulação de todos os sons, fazendo com que as pessoas criem compensações para os sons que não conseguem fazer.
   Contudo, nem sempre essas compensações, os chiados e as trocas na fala significam que o freio é curto. Eles podem ter origens diversas, tais como: deglutição errada, respiração pela boca, maus hábitos orais, como chupar dedo ou chupetas com bico inadequado, ou mamar em mamadeira com furo muito grande. Esses são os principais vilões que acarretam distorções provocadas por hábitos e manias que acabam por alterar a fala.

   O ceceio é uma distorção na fala em decorrência de uma alteração na postura da língua, que se projeta entre os dentes ou se apóia nestes. A projeção pode ser anterior ou lateral e ocorre principalmente na produção dos fonemas /s/ e /z/, dando aos sons semelhança de “x” (ex.: “S(x)abe que eu não s(x)ei?”). Pode estar relacionada ao tônus (força) da língua ou a maus hábitos, como: chupar dedo ou chupeta e alimentação muito pastosa e mole para a idade.
   Nem sempre o problema é puramente estético, pois pode ser causa ou conseqüência de problemas ortodônticos ou respiratórios, sendo que um ajuda a manter o outro. Crianças que respiram pela boca, por exemplo, desenvolvem uma postura incorreta da língua (espalhada no soalho da boca) e dos lábios (sempre abertos). Essa postura acarreta flacidez da musculatura oral e da face, podendo até alterar a fisionomia da criança. A flacidez dos músculos aliada à postura inadequada da língua e dos lábios facilitam a projeção da língua durante a deglutição e a pronúncia dos fonemas.
Tratamento
   Se a causa for o freio curto, pode ser necessária uma pequena cirurgia ambulatorial, apelidada pelos médicos de “pique no freio”. Essa cirurgia é muito simples e pode ser feita em crianças pequenas que nem começaram a falar (prevenindo compensações futuras). A partir da observação do choro da criança, pediatras mais atentos conseguem detectar o problema.
   O tratamento fonoaudiológico para o ceceio (após o diagnóstico e planejamento das atividades específicas) é por intermédio de exercícios, que devem ser realizados todos os dias. A dedicação do paciente é fator fundamental para que o tratamento tenha resultado, já que os exercícios melhorarão a força da musculatura e a posição da língua.

   O tempo de tratamento depende de diversos fatores. Apenas o profissional poderá dizer quando é o momento da alta.
   As dúvidas sempre devem ser discutidas com o fonoaudiólogo. Os resultados ao fim do processo terapêutico são positivos. Quando necessário, serão realizados encaminhamentos a outros profissionais, tais como: ortodontista, alergista e outros. Sempre é tempo para começar um tratamento. O fonoaudiólogo trabalha com pessoas de todas as idades, sejam elas crianças ou adultos.

Fonte: ufmbb.org.br - Fga. Sandra Pereira Felix

Nenhum comentário:

Postar um comentário