Os transtornos do processamento auditivo
ocorrem devido a uma alteração ou inabilidade na recepção, análise e
processamento da informação auditiva. Podem afetar a compreensão de fala, o
desenvolvimento das habilidades lingüísticas, a percepção dos sons de fala e
conseqüentemente o aprendizado de maneira
eficiente.
|
Trata-se de uma dificuldade para entender,
discriminar, memorizar e compreender a fala, quando a audição periférica e
outras funções cognitivas possuem sua funcionalidade preservadas. Em alguns
casos podem ocorrer outras alterações associadas.
As alterações do processamento auditivo são
conseqüência da dificuldade do sistema auditivo na recepção, análise e
processamento da informação sonora. Podem afetar a compreensão de fala, o
desenvolvimento das habilidades lingüísticas e a capacidade de percepção dos
sons, prejudicando desta forma o aprendizado escolar.
O diagnóstico só é possível por meio da realização de
uma bateria de testes audiológicos, no qual serão verificadas algumas
habilidades específicas da função auditiva. A bateria inclui a avaliação
audiológica, testes específicos e algumas avaliações eletrofisiológicas que
poderão auxiliar neste diagnóstico.
Esta alteração pode ocorrer tanto em adultos como
crianças.
A avaliação do processamento auditivo requer a
competência mínima da habilidade lingüística da criança para aplicação das
provas. Além disso, a maturidade do sistema auditivo e neural é importante.
Geralmente é possível a avaliação dessas habilidades na fase em que a criança
inicia o processo de alfabetização.
As dificuldades de processamento auditivo podem ocorrer devido a diversos
fatores. É difícil afirmar o que determina, geralmente não há um único fator
associado. Algumas alterações, como transtornos do déficit de atenção e
hiperatividade (TDAH), dificuldades no processo de alfabetização, síndromes ou
alterações no desenvolvimento podem estar associadas aos problemas de
processamento auditivo.
Alterações de processamento caracterizam-se pela
dificuldade de compreensão da informação auditiva. Na presença de ruído essa
dificuldade é muito maior. Geralmente é a criança com dificuldades para manter a
atenção durante explicações verbais, entender a fala em ambientes ruidosos,
dificuldades na memorização de frases e nomes, atrasos no desenvolvimento de
linguagem, diminuição na motivação para aprendizagem e dificuldades de
relacionamento.
A maioria das crianças que possui os sintomas
característicos da alteração de processamento apresenta limiares auditivos
dentro do padrão de normalidade, ou seja, a sensibilidade auditiva está
preservada. É possível a detecção desta alteração por meio da avaliação
específica.
A criança com alteração do processamento é aquela que escuta a informação, mas
não consegue entendê-la. Na presença de ruído de fundo e quando o interlocutor
está distante todas essas dificuldades aumentam. Terapia fonoaudiológica, apoio
e trabalho psicopedagógico são importantes.
Fonte: www.programainfantilphonak.com.br
Fonte: www.programainfantilphonak.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário