segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A importância do brincar

O brincar gera diversas experiências e ajuda no desenvolvimento infantil. Segue texto de uma colega, onde coloca de modo muito interessante estas questões (http://arquivofono.blogspot.com.br).

" O brincar é uma preparação para a vida, na qual a criança desenvolve a imaginação, confiança em si mesma, o autocontrole e capacidade de cooperação." (Karl Groos).


Para Piaget,o brincar é um ato de inteligência,subordinado ao desenvolvimento cognitivo.

Souza, considera o brincar, uma das formas mais autênticas de expressão da criança. É através dele que consegue entender o mundo adulto e treinar para as atividades adultas posteriores.

Por quê brincar ?
    É sabido, que a criança adquire experiências brincando e, as crianças evoluem por intermédio de suas próprias brincadeiras e das invenções de brincadeiras feitas por outras crianças e por adultos.



    O brincar evolui através da infância,de acordo com o crescimento da criança. Cada etapa tem seu brinquedo característico que traduz a situação física e psicológica infantil.

    O primeiro objeto de brinquedo do bebê é o seu próprio corpo e o corpo da mãe , o prazer é obtido através do contato da pele em geral,e especificamente do tato da boca com os objetos.

     À medida que a criança cresce,vai substituindo o " objeto de transição" por materiais que correspondem ao seu próprio desenvolvimento físico. Com a possibilidade de movimento,de locomoção,o mundo se amplia e a criança torna-se um pequeno explorador de seu meio ambiente.

     A
través do brinquedo epodemos observar o que estágio de desenvolvimento a criança se encontra , como está o desenvolvimento cognitivo, sua linguagem,sua capacidade de interagir com o outro,seu desenvolvimento psicoafetivo.

- Classificação do bricar segundo Vayer:

a- Atividade funcionnal
  A criança inicialmente brinca com as mãos, braços, pés, boca... arrasta-se pelo chão, anda, corre, salta...Esta atividade funcional, ligada essencialmente ao prazer de se mover, é importante ao bebê, decrescendo progressivamente até a idade de 4-5 anos para renascer, sob outras formas, mais tarde.

b-Atividade simbólicaÉ o aparecimento,à partir dos 2 anos  , 2 anos e meio,dos jogos de imitação. Os jogos tornam-se uma transposição do meio ambiente e assumem os aspectos simbólicos e mágicos que conhecemos.c- Atividade socializadaPor volta dos 4 anos,os contatos com o outro fazem com que os outros elementos intervenham:
- o desejo de fazer como os grandes
-a busca de um público
-a busca do êxito...

É também o aparecimento das regras e códigos que ocuparão um lugar preponderante no jogo da criança à partir dos 7 anos.
* Não esqueçamos que o brincar faz parte do desenvolvimento da linguagem da criança e que linguagem não é somente a fala, mas o contato do olhar, o toque, o sorriso, o gesto, o choro......

Alguns exemplos de brincadeiras que auxiliam no desenvolvimento da criança :

Jogos de Regras - São aquelas bricadeiras que combinam aspectos motores -exploratórios(movimento corporal e sensações) e /ou aspectos intelectuais, com competição dos jogadores e regras pré estabelecidas.
Esses jogos auxiliam no desenvolvimento de regras sociais. Os jogos de regras começam a ser explorados pelas crianças, geralmente entre 4-7 anos.(período em que vão para a escola).

Jogos de Construção - Acontecem quando as crianças usam,t ransformam objetos variados (blocos ou sucatas) e criam novos produtos (parque de diversões,fazendas...) . Esses jogos possibilitam maiores oportunidades de cooperação entre as crianças.

Jogos de Faz de Conta - Envolvem a representação e a elaboração de papéis(faz de conta que eu sou a mamãe; a professora; o médico...) brincar de casinha,de teatro, de mímica...


O tempo pode ser uma ponte entre o presente e o futuro. O outro lado da ponte só vai existir se você viver o presente.
O tempo só existe em você. É você que constrói a ponte."  Bruno Pacheco

                                                
Fonte: http://arquivofono.blogspot.com.br


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